Gol: o precursor da grande família

Gol: o precursor da grande família

Lançado em maio de 1980 e já nasceu com o conceito de "família", visando a possibilidade de projetos para veículos derivados. O segundo integrante foi o Voyage, em 1981. Em seguida, foi a vez da Parati, a station wagon da família, lançada em 1982. No mesmo ano, o último integrante a completar a família foi a Saveiro, picape derivada do modelo para passeio.

Ainda na fase de esboço da primeira geração do Gol, nas pranchetas dos designers, em 1976, a Volks já tinha certeza dos elementos que precisava para produzir um carro vencedor. Além do melhor conteúdo tecnológico em sua categoria, o Gol deveria ter visual moderno, ser robusto, resistente e adequado às condições brasileiras, características que foram se aperfeiçoando e se ampliando a cada nova geração do modelo.

O precursor da família tem permanecido no topo, mesmo com aumento expressivo do número de concorrentes em seu segmento, que saltou de 11 modelos, em 2002, para 24, em 2013. Os 26 anos de liderança do Gol, somados aos 24 do Fusca, posicionam a Volkswagen como a marca que fabrica o carro preferido dos brasileiros por 50 anos. Além de recordista em liderança, acumula vários outros pódios através da história.

O Gol foi logo reconhecido pelo cliente por sua ótima relação custo-benefício, manutenção de baixo custo e, principalmente, pelo valor de revenda. Além de econômico, era o carro com maior autonomia do mercado brasileiro na época. Esses atributos e a sua vocação para se manter sempre atual garantiram a liderança do mercado brasileiro. 

Os derivados: Voyage, Parati e Saveiro

Para acompanhar o sucesso do Gol, a Volkswagen desenvolveu o primeiro derivado: o sedã Voyage ("viagem" em francês) em 1981. Lançado em duas versões, ambas com duas portas, já com motor 1.5 litro refrigerado a água, foi igualmente bem acolhido no mercado brasileiro. 

Com referência aos Jogos Olímpicos de 1984, a marca lançou a série especial "Los Angeles". O modelo era azul metálico e com acessórios diferenciados, como aerofólio e câmbio de cinco marchas como item opcional. 

A versão inicial do Voyage deixou de ser fabricada em 1996, tendo vendido mais de 700 mil unidades. 

"Família" de sucesso internacional

Além do sucesso no mercado interno, a família Gol também trilhou uma "carreira internacional inédita". O Gol começou a ser exportado já no ano de seu lançamento, 1980, quando foram enviadas 49 unidades para o Paraguai e a Nigéria. Atualmente, é o carro mais exportado do País.

Com mais de um milhão de unidades enviadas a mais de 60 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa, os principais mercados do Gol hoje em dia no exterior são: México e Argentina.

O Voyage, durante o período 1987 a 1993, somou mais 202 mil unidades exportadas para os EUA. Atualmente é exportado para nove países, principalmente Argentina e o México e acumula, em toda a sua história, mais de 330 mil unidades exportadas para países como Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia. O modelo comercializado com este nome somente na Argentina. Para os demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan. 

E aí, você é um apaixonado pela família gol também? Conta aqui pra gente!